No segundo trimestre consecutivo, a produtividade do trabalho na indústria brasileira apresentou crescimento. Isso ocorre apesar de uma desaceleração na produção industrial, conforme divulgado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em 20 de dezembro de 2023.
O indicador, que é calculado com base no volume produzido dividido pelas horas trabalhadas na produção, mostrou um aumento de 0,7% em comparação com o trimestre prévio, já levando em consideração os ajustes sazonais.
No entanto, é importante ressaltar que mesmo com o crescimento de 1,3% nos últimos dois trimestres, isso irá compensar apenas uma pequena parte da queda acumulada de 10,6% que ocorreu entre o 3º trimestre de 2020 e o 1º trimestre de 2023.
A pesquisa indica que mesmo que a produtividade tenha um crescimento no 4º trimestre de 2023, a indústria ainda pode fechar o ano com uma queda em torno de 0,5%.
Sendo assim, existe a possibilidade de que este seja o 4º ano seguido com queda do indicador, apesar da perda ser menor do que as registradas em 2021 (-4,7%) e 2022 (-3,0%).
Deixe um Comentário!