A Polícia Federal anunciou na terça-feira, 26/12, a prisão em Foz do Iguaçu, de uma figura de destaque no narcotráfico uruguaio. O homem era procurado pela justiça do Paraguai e tinha mandado de prisão por tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro emitido em março de 2022.
Desde que a INTERPOL emitiu um alerta vermelho, o suspeito vem se escondendo em diversos países sul-americanos. Ele é irmão do traficante mais procurado pela justiça uruguaia e atuava como intermediário em várias viagens da Bolívia para o Paraguai, assegurando as operações ilícitas e os pagamentos às organizações criminosas que fornecem as drogas.
A prisão ocorreu após a confirmação de que o fugitivo se encontrava no Brasil para acompanhar o nascimento de seu filho, cuja mãe é boliviana. Os mandados de prisão e busca foram emitidos pelo Supremo Tribunal Federal a pedido da Coordenação-Geral de Cooperação Policial Internacional da Polícia Federal.
O homem preso, identificado na operação A Ultranza Py, foi considerado peça-chave no transporte de drogas da América do Sul para a Europa. Ele e seu irmão fazem parte do grupo criminoso Primer Cartel Uruguayo, um grupo de poder financeiro expressivo, capaz de cooptar agentes da INTERPOL paraguaia. O irmão foragido é procurado por agências como Europol, DEA e a própria INTERPOL.
Deixe um Comentário!