BRASIL CORRUPÇÃO LULA POLÍTICA

Janot marca presença na posse do novo chefe da PGR, Paulo Gonet

Ex-procurador-geral da República no auge da operação Lava Jato, Rodrigo Janot compareceu ao evento onde o agora presidente Lula fez críticas ao Ministério Público.

O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot esteve na cerimônia de posse de Paulo Gonet na PGR (Procuradoria Geral da República) nesta segunda-feira, 18 de dezembro de 2023. Janot, que foi PGR durante os anos de maior atividade da operação Lava Jato, ocupou uma cadeira na primeira fila do auditório, diante do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No evento, Lula fez um discurso crítico em relação ao Ministério Público (MP) pelo seu papel no caso Lava Jato. Recordemos que ele mesmo foi indiciado e passou 580 dias preso em Curitiba por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá, revelado pela Lava Jato. Só foi libertado após o STF (Supremo Tribunal Federal) proibir a execução de pena após a segunda instância.

“O Ministério Público é uma instituição tão grande que nenhum procurador pode brincar com ela”, disse Lula. O presidente exortou Gonet a zelar pela verdade a todo custo. “Você só tenha uma preocupação: fazer com que a verdade, e somente a verdade, prevaleça acima de qualquer outro interesse”, afirmou.

Lula enfatizou que acusações falsas podem destruir a vida de uma pessoa sem dar a ela a chance de se defender e pediu ao MP que recupere seu papel original segundo a Constituição: garantir a liberdade, a democracia, a verdade e evitar que acusações sejam divulgadas sem comprovação.

Janot foi procurador-geral da República de 2013 a 2017. Também participaram da posse de Gonet o antecessor de Gonet, Augusto Aras, nomeado pelo então presidente Jair Bolsonaro, e a ex-procuradora-geral da República Raquel Dodge.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.