CELEBRIDADES CULTURA SAÚDE

Jovem afirma se tornar monogâmica após tratamento com antidepressivos; medicamentos podem alterar a forma de se relacionar?

Nenhuma alteração na forma de relacionamento é considerada como possíveis reações adversas do tipo de medicamento usado pela cantora.

A cantora de 19 anos, June Henry, se tornou popular no TikTok após compartilhar uma inesperada consequência do uso de antidepressivos. June, que é dos Estados Unidos, viu seu vídeo alcançar quase dois milhões de visualizações, onde afirmava ter se tornado uma pessoa monogâmica ao iniciar um tratamento com estes medicamentos.

- Eu sempre tive o receio de que os medicamentos tirariam minha identidade. Comecei a tomar os remédios há cerca de um mês e, após duas ou três semanas, acordei uma manhã e me perguntei: por que sou poliamorosa? Comecei a questionar: por que sou poliamorosa? Então, pintei meu cabelo de castanho, retirei meu piercing na ponte, terminei com meu 'cule (relacionamento de pessoas não monogâmicas) e nunca me senti tão feliz - afirmou.

De maneira simplificada, uma pessoa monogâmica mantém relacionamento exclusivo com um parceiro de cada vez. Apesar de ser a forma mais tradicional de se relacionar, o número de pessoas que se consideram poliamorosas ou poligâmicas - que se relacionam afetivamente com mais de um parceiro ao mesmo tempo - tem crescido.

June iniciou o uso do medicamento chamado Wellbutrin, cujo composto ativo é a bupropiona. A bupropiona atua no sistema nervoso, interagindo com os neurotransmissores noradrenalina e dopamina, que se acredita estarem ligados aos mecanismos da depressão.

Entre as raras reações adversas deste medicamento (ocorrendo em menos de 0,01% dos pacientes), estão presentes o risco de paranoia, sensação de desconexão com o próprio ser (despersonalização), percepção ou crença em coisas inexistentes (alucinações/delírios) e sonhos bizarros, entre outros.

Entretanto, não há nenhuma menção a alterações na forma de se relacionar com as pessoas. Além disso, os antidepressivos que são geralmente mais associados a alterações no desejo sexual são os que interagem com a serotonina, que não é o caso do Wellbutrin.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.