BRASIL LULA POLÍTICA STF

Lewandowski ainda pode ser Ministro da Justiça? As cartas no jogo de Lula

Existe uma expectativa acerca da escolha do próximo Ministro da Justiça por Lula, após a saída de Flávio Dino para o STF. Embora o nome de Ricardo Lewandowski tenha sido descartado por Jaques Wagner, líder do governo no Senado, os colaboradores do presidente garantem que ele ainda está no páreo.

Os ministros do Palácio do Planalto estão considerando a possibilidade de o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, assumir o Ministério da Justiça. Embora o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, tenha descartado a escolha de Lewandowski, auxiliares de Lula afirmam que o presidente ainda não excluiu essa opção.

Existe uma certa pressão para que Wellington Cesar Lima e Silva, aliado de Jaques Wagner, seja escolhido para o cargo. Lima e Silva é atualmente Secretário de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil e atuou como procurador-geral na Bahia entre 2010 e 2014 no governo de Wagner.

Entretanto, também desponta como cotado o coordenador do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, que tem apoio do deputado Rui Falcão e do ex-presidente da legenda, José Genuíno. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, já foi mencionada para a posição, mas prefere assumir o Ministério da Justiça separado de Segurança Pública.

Com a saída de Flávio Dino para o STF, a escolha do novo ministro é vista como estratégica para responder às críticas da oposição à política de segurança pública do governo. Por ser um cargo-chave, os aliados de Lula acreditam que a decisão final pode ser adiada para as primeiras semanas de janeiro.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.