BRASIL CÂMARA LULA POLÍTICA SENADO STF

Liderança do PT apóia Lula e afirma que a Frente Parlamentar da Agropecuária não reflete o ‘sucesso do agro’

Presidente insinua que o Congresso está sendo manipulada ao lidar com o marco temporal

A deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT, saiu em defesa do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva do PT esta segunda-feira, contradizendo a afirmação da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) que eles representam o 'sucesso do agronegócio'. A FPA criticou o Presidente Lula por fazer uma analogia ao Congresso como uma 'raposa cuidando do galinheiro', referindo-se ao possível levantamento de veto ao projeto de lei que estabelece um marco temporal para a demarcação das terras indígenas.

“Para quem a Frente Parlamentar Agropecuária está atacando @LulaOficial com tanta veemência pelas opiniões que ele defendeu na COP 28? Certamente não é em nome do Brasil nem do sucesso do agronegócio. Nenhum presidente fez mais para expandir a agropecuária e sua sustentabilidade do que Lula fez em seus 3 mandatos”, declarou a deputada em seu perfil no X (antigo Twitter).

A FPA, por meio de uma nota oficial, acusou Lula de criminalizar o Congresso. O comunicado afirma: 'Lula está insinuando a criminalização da produção rural no Brasil, enfraquecendo direitos constitucionais, buscando prolongar seu poder e promover uma democracia frágil, dependente e corrupta, incapaz de discutir seriamente um assunto que impacta milhares de famílias brasileiras, que foram expulsas de suas casas devido a laudos técnicos e ideológicos'.

A referência de Lula ao Congresso como uma 'raposa cuidando do galinheiro' foi feita quando ele falou sobre a questão tumultuada do marco temporal. Durante um evento com movimentos sociais na COP 28, em Dubai, o presidente solicitou que a ministra Sonia Guajajara (Povos Indígenas) usasse sua influência para 'tentar convencer os caras' (parlamentares) a não derrubarem seu veto quase total ao projeto aprovado em setembro, desafiando uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou a teoria como inconstitucional.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.