No dia 21 de dezembro de 2023, quinta-feira, a Casa Baixa foi palco de um confronto verbal entre o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Durante uma sessão de votação, Van Hattem acusou Lira de ser 'tirano' e 'autoritário'.
O deputado gaúcho estava usando seu tempo de fala no debate sobre o projeto do marco legal de crédito de carbono – uma oportunidade para que os membros do plenário demonstrassem seu apoio ou rejeição à proposta. Em meio à sua fala, Van Hattem criticou Lira por incluir a proposta na pauta da Casa Baixa com poucos deputados presentes e sem um acordo prévio. Além disso, Van Hattem afirmou que o regimento interno da Casa não estava sendo respeitado.
Em resposta, Arthur Lira interrompeu Van Hattem, dizendo que na realidade ele estava desrespeitando o regimento, pois o tempo de fala concedido ao deputado deveria ser utilizado apenas para expressar sua posição em relação à proposta. Van Hattem retorquiu, chamando a conduta do presidente da Câmara de 'autoritária' e insistiu que este 'não pode [fazer] tudo'. Lira, então, advertiu que se Van Hattem continuasse, seu microfone seria silenciado. E assim foi feito.
Deixe um Comentário!