Em declarações recentes, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou que a França é um país 'mais protecionista'. A observação veio logo depois de Emmanuel Macron, líder francês, expressar sua total contrariedade ao acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
Lula fez o comentário brevemente enquanto passava pelos corredores de uma área de acesso restrito da COP28, conferência do clima realizada em Dubai.
'Cada país tem o direito de ter uma posição. É um direito dele ter uma posição. Eu acho que a França é o país mais difícil de fazer acordo porque a França é mais protecionista. Este não é o mesmo ponto de vista da União Europeia, que pensa de outra maneira', observou Lula.
Paradoxalmente, Macron criticou o acordo comercial elogiando Lula, após um encontro bilateral na reunião. 'Ele é visionário, corajoso e há muita sinergia entre as nossas estratégias' disse ele. 'Justamente por isso, por isso mesmo, que sou contra o acordo entre Mercosul e União Europeia, porque eu acho que é um acordo totalmente contraditório com o que ele está fazendo no Brasil e com o que estamos fazendo, porque é um acordo que foi negociado há 20 anos, e tentamos remendar, e está mal remendado.'
Deixe um Comentário!