Nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou sua insatisfação com falta de progresso em relação às negociações do acordo de comércio livre entre o Mercosul e a União Europeia (UE). Ele desabafou que o plano atual é insatisfatório e o considera 'insuficiente'.
'O acordo com a UE que temos à nossa frente é mais equilibrado do que no governo passado. Mesmo assim, ainda é insuficiente. Há uma grande intransigência do lado europeu. Eles precisam ser mais flexíveis e entender que temos interesses a desenvolver, temos necessidade de industrialização' - declarou Lula.
Neste momento, ele está participando da cúpula dos chefes de Estado do Mercosul, no Rio. As negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia foram iniciadas em 1999. Embora tenham havido progressos desde então, ainda existem questões pendentes a serem resolvidas para a consolidação da parceria.
Se referindo aos compromissos estabelecidos durante o governo Jair Bolsonaro, Lula mencionou que eles eram 'inaceitáveis': 'Nos foi passada uma versão desse acordo pelo governo anterior, que era totalmente inaceitável, que nos tratava como se fossemos inferiores.'
Deixe um Comentário!