BOLSONARO LULA MUNDO POLÍTICA

Lula joga Bolsonaro de escanteio na posse de Milei na Argentina

O protocolo argentino que determina que ex-presidentes estrangeiros devem ficar no mesmo local que as delegações oficiais, abre um possível cenário onde o Ministro de Relações Exteriores do governo Lula e o ex-presidente Bolsonaro acabem se encontrando na cerimônia de posse do presidente eleito argentino, Javier Milei.

Com mais de 120 representantes internacionais marcando presença na posse de Milei, o Brasil será representado pelo chanceler Mauro Vieira e pelo embaixador brasileiro na Argentina, Julio Bitelli. A possibilidade do Ministro de Lula ficar próximo de Bolsonaro durante a cerimônia reforçou ainda mais a decisão do presidente Lula de não participar da posse.

A atual gestão vem mantendo contato com o responsável pelo protocolo da posse, o embaixador e ex-chanceler argentino Jorge Faurie, há várias semanas na tentativa de evitar situações constrangedoras. Entretanto, a poucas horas da cerimônia, ainda não se tinha certeza de onde a delegação brasileira seria alocada.

Jair Bolsonaro interagiu com militantes de Milei e gravou vídeos antes de entrar no Parlamento. O clima nas ruas do centro de Buenos Aires é de calmaria, com expectativa de um grande público para escutar o discurso do recém-eleito presidente Javier Milei.

Em um movimento inédito, inspirado por Ronald Reagan, Milei fará seu discurso fora do Parlamento, em um palco montado em frente à Praça do Congresso. Dentro do Parlamento, Milei irá receber a faixa presidencial de Alberto Fernández, seu antecessor, e Victoria Villarruel será empossada vice-presidente.

Milei terá uma agenda intensa após a cerimônia, onde ele irá para a Casa Rosada e dará posse a seus ministros. Ele terminará o dia como convidado de honra em uma gala no Teatro Colón, onde a orquestra tocará peças musicais selecionadas pelo próprio Milei.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.