Em seu endereço de Natal neste domingo (24), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, falou sobre as realizações do primeiro ano de seu terceiro mandato e defendeu que a paz e a união entre amigos e familiares seja reconquistada. Lula observou que 'o ódio de alguns contra a democracia deixou cicatrizes profundas e dividiu o país'.
'Após aquele triste 8 de janeiro, a democracia saiu mais forte e vitoriosa. Conseguimos reparar os estragos em tempo recorde, mas precisamos restaurar a paz e a união entre amigos e familiares. Meu desejo de fim de ano é que o Brasil abrace o Brasil. Somos um povo, um país', disse ele.
O presidente fez um compromisso de lutar contra as fake news, desinformação e discursos de ódio, destacando a importância do diálogo. 'Que no próximo ano sigamos unidos, avançando juntos em direção a construção de um país cada vez mais próspero, fraternal e justo para todas as famílias'.
Segundo Lula, o ano de 2023 foi um período de reconstrução e semeadura, criando condições para uma colheita abundante em 2024. Ele destacou a retomada de políticas sociais como o Programa Bolsa Família; o crescimento do Produto Interno Bruto, acima do esperado pelos economistas; e a criação de 2 milhões de empregos formais.
Lula também mencionou a aprovação da reforma tributária e a taxação dos super-ricos, classificando o novo sistema como uma correção de uma injustiça. Ele enfatizou que, segundo o novo esquema, quem ganha mais paga mais impostos, e quem ganha menos paga menos.
O pronunciamento de Natal ressaltou o crescimento da economia brasileira, que passou da 12ª para a 9ª maior do mundo. O presidente destacou que o Brasil voltou a ser ouvido em importantes fóruns internacionais, abordando temas como o combate à fome, à desigualdade, busca pela paz e enfrentamento da emergência climática.
Em 2024, vamos trabalhar arduamente para exceder, mais uma vez, todas as expectativas', declarou Lula, reforçando a meta de que o plano Safra 2023/24 seja o maior da história, e que a Nova Política Industrial e o novo PAC criarão mais empregos e melhores salários.
Deixe um Comentário!