Luiz Inácio Lula da Silva, conduzirá o discurso de Natal neste Domingo às 20h30, em transmissão nacional pela rádio e televisão. Espera-se que fale sobre a importância da união, mesmo na face das discordâncias políticas, e destaque os principais programas sociais implementados desde o início do seu novo mandato. Também indicará as prioridades para 2024.
Em seu discurso, ele provavelmente abordará o atentado de 8 de janeiro e suas implicações, que levaram à depredação das sedes de poder. Lula tentou firmar a reconciliação nacional como característica marcante de seu primeiro ano do terceiro mandato, com o slogan 'União e Reconstrução'. Essa frase foi pensada como uma resposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à intensa polarização política dos últimos anos.
Lula costuma mencionar o seu antecessor em seus discursos, geralmente em um tom negativo, porém sem citar seu nome. Ele o classificou como 'genocida', entre outras coisas. No entanto, mais recentemente, tendo em vista as eleições municipais, ele intensificou sua retórica.
The petista tem apelado para a projeção internacional, tendo participado de várias viagens este ano. Nesse sentido, Lula agradecerá ao Congresso pela aprovação da reforma tributária e de outros projetos de interesse do governo.
No discurso de Natal, espera-se que Lula exponha a retomada de programas sociais, como Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família e Farmácia Popular. Ele também mencionará as medidas econômicas, como o programa Desenrola, que ajudou a quitar dívidas de indivíduos e empresas.
O Presidente passará o Natal em Brasília com sua família e em seguida fará um recesso. Ele viajará para Restinga de Marambaia, localizada ao sul do Rio de Janeiro, onde há uma base naval. Ele estará acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva.
Deixe um Comentário!