O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, declarou que a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-28) de Dubai, com seu luxo e riqueza, não será replicada na COP-30 a ser realizada em Belém, Pará, em 2025. 'O alerta é para não imaginarmos que será possível replicar uma COP como essa ici', disse ele numa coletiva de imprensa no domingo, 3, antes de voar para Berlim, na Alemanha.
Segundo Lula, a COP brasileira será 'à sua própria maneira'. 'Será realizada em um estado da Amazônia, que é a grande novidade', disse. 'Se eles têm um palácio para realizar uma reunião aqui, podemos fazer isso sob a sombra de uma árvore, discutir temas num barco num igarapé. Essa será a nossa COP no Brasil, em 2025'.
Lula anunciou em maio que Belém foi escolhida pela ONU como sede da COP. Na época, ele disse: 'Eu já participei de COPs no Egito, em Paris, em Copenhague. E as pessoas só falam sobre a Amazônia. E eu me perguntava: por que não realizar a COP em um estado da Amazônia para que todos possam ver o que é a Amazônia? Ver os rios da Amazônia, as florestas da Amazônia, a fauna da Amazônia'.
Como apontado por uma reportagem do Estadão, o Pará tornou-se um palco de debates sobre o futuro climático do planeta. No entanto, também precisa lidar com seus próprios problemas ambientais, como desmatamento, mineração ilegal e insuficiências no saneamento básico, com canais descarregando esgoto visível.
Deixe um Comentário!