MUNDO POLÍTICA

Maduro tem visita prevista à Putin na Rússia com intenção de intensificar cooperação no setor petrolífero

Nicolás Maduro, o presidente da Venezuela planeja visitar o presidente russo, Vladimir Putin, em meio a conflitos crescentes na região do Essequibo. Ele busca aumentar os investimentos e a cooperação russa no setor petrolífero venezuelano.

Em breve, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, fará uma visita ao presidente russo, Vladimir Putin. A viagem, acertada em outubro, tem como objetivo aumentar a cooperação e os investimentos russos na indústria petrolífera venezuelana, de acordo com Alexander Novak, vice-primeiro-ministro da Rússia.

Ao mesmo tempo, há um conflito crescente na região do Essequibo, onde a Venezuela e a Guiana se enfrentam. A Venezuela anunciou o desejo de anexar a área, que tem grande quantidade de petróleo e é historicamente reivindicada por ela. A área, que possui uma reserva estimada de 11 bilhões de barris de petróleo, vem atraindo o interesse mundial, principalmente dos EUA, onde a ExxonMobil explora a região desde 2008.

A tensão aumentou depois de um plebiscito na Venezuela que reconheceu Essequibo como parte integrante da Venezuela. O receio de um conflito militar fez com que o presidente da Guiana, Mohamed Arfaan Ali, procurasse apoio regional, sobretudo dos EUA, que anunciaram treinos militares em conjunto com as Forças Armadas da Guiana (GDF).

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.