A prestigiada escola francesa de gastronomia Le Cordon Bleu planeja direcionar ao Brasil um dos seus maiores investimentos internacionais nos próximos dois anos. De acordo com André Cointreau, CEO global da marca, o plano é implantar oito novas unidades em várias capitais brasileiras até 2026. Atualmente, apenas duas unidades estão em operação nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Com uma tradição de 128 anos e tendo sua matriz fundada em Paris, a Le Cordon Bleau hoje emprega cerca de mil funcionários espalhados por 25 países, com 35 unidades e parcerias com 18 universidades ao redor do globo. Todos os anos, a escola forma 20 mil alunos de mais de 100 nacionalidades em um variado leque de cursos, incluindo técnicas de culinária, pâtisserie e boulangerie, conforme revela Cointreau durante um encontro com jornalistas no Rio de Janeiro.
Para Cointreau, há abundantes razões para a escola ampliar seus horizontes no país. Ele acredita que o Brasil, por ser um país de proporções continentais, apresenta uma rica e diversa gastronomia em todas as suas regiões. Ele acrescenta que os programas de expansão da escola no Brasil estão apenas começando.
A estratégia da Le Cordon Bleu para avançar em território brasileiro envolve fortalecer a parceria já existente com a Ânima Educação. Essa relação teve início há cinco anos com a criação de cursos superiores de gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Agora, uma das metas da instituição é estabelecer uma iniciativa semelhante no Rio de Janeiro, abrigando também cursos técnicos.
Esse plano de expansão contempla a abertura de novos cursos de graduação em diversas capitais, incluindo São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. Além disso, estão previstas as inaugurações de unidades em Natal e Porto Alegre. Enfatizando o entusiasmo da escola pela cultura brasileira, Cointreau revela que a Le Cordon Bleau sempre teve interesse em abrir unidades no Brasil, principalmente devido à riqueza dos ingredientes culinários do país, muitos dos quais ainda não foram descobertos pelo mundo.
Ambicionando ir além, a empresa francesa planeja, em conjunto com a Ânima, desenvolver ainda um programa de estágio para empresas do setor. Como complemento, pretende criar programas de bolsas de estudo para alunos de cidades turísticas brasileiras, dando a oportunidade a estes estudantes de abrirem um restaurante em sua cidade natal como contrapartida.
Cointreau realça que, além do Brasil, a escola também está expandindo seus horizontes para outros países, com a intenção de abrir mais unidades na Índia e estabelecer sua presença em Dubai e Beirute. Ele menciona ainda uma recente parceria estabelecida com um príncipe saudita, aplicando o mesmo modelo de joint venture praticado em Xangai, onde o governo chinês figura como sócio da escola.
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