BRASIL CULTURA SAÚDE

Mais de um milhão de cães e gatos vivem abandonados nas ruas de Brasília

Vários projetos de resgate independente contam apenas com doações para resgatar e cuidar dos animais abandonados

Um triste crescimento no número de animais de estimação abandonados ocorre sempre durante o período de férias. As pessoas viajam e muitos animais são deixados para trás. A Campanha Dezembro Verde busca conscientizar as pessoas sobre essa questão. No Distrito Federal, a Confederação Brasileira de Proteção Animal (CBPA) estima que há mais de 1,5 milhão de cães e gatos vivendo nas ruas. Existem protetores de animais independentes que se esforçam para dar a esses animais uma vida digna, porém sem qualquer ajuda financeira do governo, eles dependem inteiramente de doações.

Juliana Gebrim, uma psicóloga e neuropsicóloga da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto de Psicologia Aplicada e Formação de Portugal (Ipaf), ressalta a importância da adoção de animais de estimação. Ela diz que além de proporcionar companhia, os pets podem ensinar responsabilidade, empatia e até mesmo ajudar no desenvolvimento social e emocional das crianças.

Gabriela Maia, 36 anos, vem acolhendo animais abandonados há mais de uma década através de seu projeto, 'Resgatos Pingados', que sobrevive de doações. Gabriela relata sobre a felicidade de salvar a vida de um ser, apesar do trabalho intenso e do desgaste emocional. Atualmente, ela tem apenas três para adoção, indicando que muitos de seus resgatados encontraram novos lares.

Outros como Ana Carolina Santana, 34 anos, ajudaram a acolher e encontrar lares para mais de 200 gatinhos de rua desde 2019. Apesar do custo elevado para manter esses esforços, Carolina expressa a alegria de poder fornecer cuidado e amor a esses animais e ajudá-los a encontrarem lares amorosos.

Organizações como o Abrigo Flora e Fauna lutam para sobreviver e cuidar dos cerca de mil animais sob sua responsabilidade. O abrigo está atualmente passando por sérios problemas de dívida, devendo cerca de R$70 mil para clínicas veterinárias. O abrigo permite visitas e adoções aos domingos e organiza eventos de adoção regulares ao longo do ano.

Os projetos de resgate e acolhimento de animais abandonados são uma parte essencial na busca por diminuir o número de animais em situação de rua. Mas o trabalho dessas organizações e indivíduos só é possível graças às doações e ajuda da comunidade.

Para mais informações e para saber como ajudar, você pode seguir os projetos nas redes sociais: Abrigo Flora e Fauna @abrigofloraefauna, Resgato @projetoresgato, Resgatos Pingados @resgatos.pingatos.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.