BOLSONARISMO BRASIL POLÍTICA

Na corrida para a prefeitura de Londrina em 2024, deputado bolsonarista Filipe Barros sai na frente

De acordo com um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, Filipe Barros (PL-PR), um forte apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro no Congresso, lidera nas intenções de votos.

O deputado federal Filipe Barros (PL-PR) tem o favoritismo para assumir a prefeitura de Londrina, a segunda maior cidade do Paraná com uma população de mais de 550.000 habitantes, na eleição de 2024.

Conforme pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 1 e 4 de dezembro, Filipe Barros lidera com 31,2% das intenções de voto, com o deputado estadual Tiago Amaral (PSD), do governador Ratinho Jr, logo atrás com 24,4% - uma situação de empate técnico considerando a margem de erro de 3,5 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Em sequência, surge o vice-prefeito João Mendonça (Podemos) com 7,3%, Fernando Moraes (sem partido), presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, com 6,3%, e Isabel Muniz (PT), com 6,2%.

A pesquisa, que entrevistou 808 eleitores em Londrina, mostrou ainda que 16,3% votariam em branco, nulo ou nenhum, e 8,3% não souberam ou não responderam.

Em um cenário sem Tiago Amaral, a liderança de Filipe Barros é ainda mais expressiva, com 43,1% das intenções de voto, enquanto João Mendonça tem 10,8%. O prefeito atual, Marco Belinatti (PP), está em seu segundo mandato e não pode concorrer novamente.

Barros, que foi vereador de Londrina entre 2017 e 2019, teve sua trajetória impulsionada pela onda bolsonarista que marcou as eleições de 2018. Na época, era militante do MBL (Movimento Brasil Livre) e defendia pautas conservadoras relacionadas à vida e à família. Elegeu-se deputado federal em 2018 com 75.326 votos, sendo reeleito com mais do que o triplo de votos (249.507).

No Congresso, tornou-se um dos principais representantes do 'bolsonarismo raiz', uma ala de parlamentares totalmente alinhada ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.