A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirma o registro de 90 mortes nas rodovias federais brasileiras durante o período de Natal de 2023 (de 22 a 25 de dezembro). Esse dado faz parte do balanço da corporação que indicou a ocorrência de 891 acidentes, número que supera os 853 registrados no ano anterior.
No período festivo se constatou que a quantidade de acidentes graves foi de 233, o que representa uma diminuição em relação a 2022, quando foram registrados 258 casos. Neste ano, o total de feridos chegou a 1.030 pessoas.
Na Operação Natal 2023, a PRF enfocou suas ações na conscientização dos cidadãos sobre a importância do uso e da plena funcionalidade dos itens obrigatórios de segurança. Infelizmente, durante os 4 dias de operação, 3.550 motoristas e passageiros foram autuados por não usarem o cinto de segurança, constatada como uma infração grave. Tal número representa um aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2022.
No que se refere a inspeção sobre a ausência ou não utilização dos elementos de segurança, a PRF ressalta que a obrigatoriedade desses itens justifica-se não só pelo cumprimento da lei, mas também por se tratar de condutas que podem aumentar a gravidade das consequências dos acidentes de trânsito. Por outro lado, desrespeitos à sinalização e imprudências no trânsito são, em muitos casos, causas desses acidentes.
A intensificação do policiamento nas estradas levou à recuperação de 59 veículos que haviam sido furtados ou roubados, bem como à apreensão de 11 armas, 149 munições e de 7,6 toneladas de maconha e 236 kg de cocaína. No total, 421 pessoas foram detidas.
Deixe um Comentário!