No último mês de novembro, o Brasil conseguiu gerar 130.097 empregos formais. Isso reflete uma alta de 1,77% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, período em que foram criados 127.832 postos de trabalho. Portanto, estamos falando do 11º mês consecutivo em que o Brasil tem registrado saldo positivo na criação de empregos formais, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Em coletiva realizada nesta quinta-feira (28), o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou essas informações e também que, de janeiro a novembro, foram abertos no país cerca de 1,9 milhão de postos de trabalho.
Atualmente, há 44,4 milhões de brasileiros empregados formalmente nos setores público e privado, representando um crescimento de 0,29% em relação ao mês de Outubro.
De acordo com os dados divulgados, o salário médio dos novos contratados em novembro foi de R$ 2.021,73, representando uma diminuição de R$ 9,63 em relação ao mês de agosto, ao levar em conta a correção pela inflação.
No que se refere aos setores da economia, dos cinco grupos analisados, somente o comércio e os serviços registraram saldo positivo em novembro. Além disso, 23 das 27 unidades federativas do Brasil conseguiram ter saldo positivo na criação de empregos. Neste contexto, o destaque fica para o estado de São Paulo que criou 47.273 vagas.
Por outro lado, o estado de Goiás apresentou o maior declínio no saldo, perdendo 7.073 postos de trabalho, devido principalmente ao impacto negativo registrado na agropecuária.
Deixe um Comentário!