O ministro da Justiça e da Segurança Pública sob o governo Lula, Flávio Dino, ressuscitou o site contendo a lista dos criminosos mais procurados do Brasil nesta quinta-feira, 21. Ele assinou uma portaria definindo novas diretrizes para a inserção de nomes na lista, incluindo envolvimento direto ou indireto com organizações criminosas e mandados de prisão em aberto.
Segundo a nova portaria, cada estado brasileiro, incluindo o Distrito Federal, enviará até oito nomes de criminosos procurados para a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Esses nomes devem se adequar a uma matriz de risco definida pelo Ministério.
A lista nacional final será compilada pela Coordenação-Geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado, que faz parte da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência.
O renovado portal também disponibilizará uma opção para que os cidadãos possam denunciar o paradeiro desses criminosos. De acordo com o Ministério, a recompensa por informações relevantes poderá variar entre 30 mil e 100 mil reais.
Ainda não foi divulgada a data de lançamento da plataforma. Uma vez pronta, a lista de criminosos mais procurados estará disponível para consulta no site do ministério.
Deixe um Comentário!