A partir deste domingo (17.dez.2023), a cidade de São Paulo adotará a tarifa zero nos ônibus. Sob a bandeira 'Domingão Tarifa Zero', anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP) na segunda-feira (11.dez), as 1.175 linhas de ônibus da cidade que possuem operações aos domingos estarão disponíveis gratuitamente das 00h às 23h59. A iniciativa também será estendida a datas comemorativas, como o Natal (25.dez), o Ano Novo (1º.jan) e o aniversário de São Paulo (25.jan).
Para aproveitar o benefício, basta usar o Bilhete Único e nenhuma tarifa será descontada. Para quem não tem o cartão, os motoristas serão orientados a liberar as catracas.
Além da promoção do transporte público, esta política visa também a melhoria da economia da cidade. Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a medida tem potencial para impulsionar setores econômicos da cidade.
No entanto, não se espera que a cidade precise aumentar os repasses de recursos para as empresas de ônibus, pois de acordo com Nunes, o sistema vai funcionar com apenas 60% de sua capacidade contratada. Porém, estima-se que cerca de R$ 280 milhões deixarão de ser arrecadados por passagens de ônibus.
Cerca de 84 municípios do país já implementaram a tarifa zero para o transporte público durante toda a semana, com a maior parte das cidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Deixe um Comentário!