BRASIL LULA POLÍTICA

Pesquisa Datafolha mostra aprovação de 38% do governo Lula, com 30% de reprovação

De acordo com pesquisa realizada no dia 5 de dezembro, a porcentagem de aprovação e reprovação do presidente Lula se mantém equivalente ao levantamento anterior, de setembro, apresentando 38% e 30% respectivamente. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O presidente Lula aparece em foto durante uma reunião da Cúpula do Mercosul no Rio de Janeiro. A Pesquisa Datafolha recentemente publicada pelo jornal 'Folha de S.Paulo' indica que a margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa entrevistou 2.004 pessoas em 135 cidades, em 5 de dezembro.

Comparando com a pesquisa precedente, divulgada em 14 de setembro, a avaliação positiva de Lula ficou estável em 38%. A reprovação, por sua vez, teve uma oscilação de um ponto percentual, saindo de 31% para 30%.

A aprovação do governo de Lula é mais alta entre habitantes do Nordeste (48%) e pessoas com menor nível de escolaridade (50%). Por outro lado, a reprovação se destaca na região Sul do país (15%), entre pessoas com maior nível de escolaridade (39%), e os indivíduos que recebem mais de 10 salários mínimos (47%).

A pesquisa também avaliou o desempenho do governo até o momento. A avaliação do governo Lula é mais positiva do que o do ex-presidente Jair Bolsonaro quando este tinha um ano de mandato, em 2019. Bolsonaro, naquela época, contava com 30% de aprovação, 36% de reprovação, e 32% o viam como regular.

O Datafolha ainda compara com outros presidentes no mesmo estágio de governo: Em 1995, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tinha 15% de reprovação. Já o primeiro governo Lula, em 2003, teve a mesma porcentagem, enquanto Dilma Rousseff (PT) apresentou 6% de reprovação em janeiro de 2012.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.