BRASIL ECONOMIA

Petrobras fecha negócio: Venda de campos de Uruguá e Tambaú

A estatal Petrobras inicia 2023 com a venda dos campos de Uruguá e Tambaú para a Enauta Energia S/A. A decisão, segundo a Petrobras, tem sido estratégica, dada a baixa aderência desses campos à companhia.

A Petrobras confirmou a venda dos campos de Uruguá e Tambaú para a Enauta Energia S/A, do Grupo Queiroz Galvão, por US$ 35 milhões. Trata-se de uma operação iniciada em 2021, ainda sob a administração de Jair Bolsonaro.

Os campos de Uruguá e Tambaú se encontram na parte norte da Bacia de Santos, distantes cerca de 160km da costa fluminense, e sua exploração começou em 2010. Segundo informações da Petrobras, a produção máxima da plataforma nesses campos é de 25 mil barris de petróleo e 10 milhões de metros cúbicos diários de gás natural.

Na quinta-feira, 21, a estatal divulgou uma nota afirmando que esses campos correspondem a menos de 1% da produção total operada pela Petrobras na Bacia de Santos e sua relação estratégica com a empresa é considerada baixa.

Até setembro de 2023, a produção média desses campos era de aproximadamente 5,4 mil barris de petróleo e 353 mil m3/dia de gás, informa a empresa. “A decisão de cessão desses campos resulta de um processo de gestão ativa do portfólio da Petrobras, por meio do qual os diversos ativos são constantemente avaliados em linha com os direcionadores estratégicos mais atuais da Companhia”, afirma a nota da Petrobras, hoje dirigida por Jean Paul Prates (PT).

Na nota, a Petrobras argumenta que a transferência para um novo operador é uma alternativa ao descomissionamento, além de permitir a extensão da vida útil do campo e direcionar investimentos da estatal para ativos mais estratégicos. A Enauta, por sua vez, já possui operações na Bacia de Santos, no campo de Atlanta, e também mantém 45% de participação no campo de Manati, na Bahia.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.