O abate de bovinos teve um aumento significativo de 12,2% no terceiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 8,93 milhões de cabeças. Este é o maior número registrado desde o início da série histórica da Estatística da Produção Pecuária do IBGE em 1997. O número de suínos abatidos também alcançou um recorde histórico, com 14,62 milhões de cabeças.
Esses números foram divulgados em 7 de dezembro de 2023 pelo IBGE. O abate de bovinos também aumentou 5,5% em relação ao trimestre anterior.
Bernardo Viscardi, supervisor das Pesquisas Trimestrais, explica: 'Há um crescimento no abate de machos e, principalmente, de fêmeas. De 2019 a 2022, com o aumento do preço dos bezerros, os criadores começaram a reter as fêmeas. A partir do primeiro trimestre de 2023, houve a retomada do abate desses animais e a entrada dos bovinos reproduzidos naquele período no mercado, indo para os frigoríficos'.
O abate de frangos também apresentou aumento, chegando a 1,58 bilhão de unidades no trimestre, um crescimento de 3,2% em relação ao ano anterior e de 1,4% em relação ao trimestre anterior.
Outra marca histórica foi a produção de ovos. Foram produzidas cerca de 1,06 bilhão de dúzias de ovos no período, um aumento de 2,3% em relação ao ano anterior e de 1,0% em relação ao trimestre anterior.
Deixe um Comentário!