BRASIL POLÍTICA SAÚDE

Pioneirismo Brasileiro: Vacinação contra Dengue pelo SUS em 2024!

O Sistema Único de Saúde (SUS) incorporou a vacina contra a dengue ao seu programa, tornando o Brasil o primeiro país a oferecer a vacina de graça ao público. A campanha será iniciada pelos grupos de risco e áreas de maior concentração da doença.

O Brasil se torna pioneiro no combate à dengue graças a uma ação significativa do Ministério da Saúde. Nesta quinta-feira, 21, o órgão incorporou a vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS), agregando um grande passo na saúde pública mundial.

A responsável é a QDENGA®, produto da indústria farmacêutica japonesa Takeda Pharma. Apesar da produção limitada, serão entregues 50 milhões de doses nos próximos 5 anos, sendo previstas 8,5 milhões para o ano de 2024.

O planejamento de vacinação está sob análise do governo, priorizando inicialmente o público e regiões de maior foco da doença. Conforme explicou a Ministra da Saúde, Nísia Trindade: 'O Ministério da Saúde avaliou a relação custo-benefício e a questão do acesso, pois aqui no Brasil precisamos de um número adequado de vacinas para atender nossa população. Com o aval da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), somos o primeiro país a disponibilizar essa vacina ao público de forma gratuita pelo SUS', salientou.

A QDENGA® é uma vacina de vírus atenuado indicada a indivíduos de 4 a 60 anos de idade. A vacina se destaca por superar as limitações da vacina anterior, Dengvaxia©, pois tem um esquema de aplicação mais ágil, com administração de duas doses em um intervalo de três meses e não requer teste prévio, podendo ser utilizada independentemente de o indivíduo ter tido ou não dengue antes.

Apesar dos avanços, o país segue preocupado com o controle da dengue. Em 2022, o Brasil alcançou números recordes de mortes pela doença e este ano o quadro não é diferente. Até 18 de novembro, foram registradas 1.037 mortes, em dados ainda sob investigação do Ministério da Saúde.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.