Em véspera da posse como presidente da Argentina, Javier Milei recebeu nesse sábado (9) o rei da Espanha, Felipe VI, no Palácio San Martín, sede do Itamaraty argentino. Imagens do encontro foram divulgadas pela Casa Real Espanhola, mas não foram revelados detalhes.
No mesmo dia, Milei teve uma reunião com a secretária de Energia dos Estados Unidos, Jennifer Granholm. Este encontro se deu pelo fato do presidente eleito argentino considerar os EUA como referência. Na reunião foram abordadas questões como a defesa dos direitos humanos, investimentos em energia limpa e cooperação regional e multilateral, conforme informado pela embaixada americana em Buenos Aires.
Confirmada a presença de Volodimir Zelensky, presidente da Ucrânia, na posse, em comunicado emitido neste sábado pela Presidência ucraniana. Antes de partir para Argentina, Zelensky teve um encontro com o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva.
Santiago Peña, economista de direita e presidente do Paraguai, também se reuniu com Milei no sábado. Peña afirmou que foi um encontro agradável e que ambos compartilham visões similares. Disse ainda que pretende 'trabalhar de perto com o novo governo'.
Os encontros da agenda de Milei para o sábado incluíam ainda com Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, e com os ministros das Relações Exteriores de Peru, Equador e Chile.
Na sexta-feira, Milei recebeu o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, porém, o atual presidente brasileiro Lula, não estará presente na cerimônia e enviará o chanceler Mauro Vieira para substituí-lo.
Deixe um Comentário!