O Governo Federal, sob a administração do presidente Lula, vai implementar um mecanismo inovador que permitirá às vítimas de roubo de celulares bloquear seus aplicativos de maneira simultânea, conforme comunicado pelo Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, no sábado passado.
A iniciativa receberá o nome de “Celular Seguro” e sua implementação acontecerá nesta terça-feira. Cappelli informou, “Os celulares roubados serão transformados em um mero pedaço de metal sem função. Com um único clique, o usuário poderá enviar uma notificação simultânea à ANATEL [Agência Nacional de Telecomunicações], às instituições bancárias, às operadoras de telefonia e a outros aplicativos”.
O “Celular Seguro” será um programa que, tanto em versão web quanto como aplicativo, tem por objetivo agilizar o bloqueio de celulares roubados ou furtados. Por meio deste, o usuário poderá registrar um contato de confiança para notificar em caso de perda ou roubo do aparelho e acionar os bloqueios simultaneamente.
Entretanto, o registro de um Boletim de Ocorrência (BO) continuará sendo requerido após as ocorrências de furto ou roubo. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, quase um milhão de aparelhos celulares foram furtados ou roubados no Brasil apenas em 2022.
Deixe um Comentário!