BOLSONARISMO BRASIL CÂMARA LULA POLÍTICA

PT busca processo ético para punir deputado agredido

Acusações apontam que parlamentares de oposição quebraram o decoro ao insultar o presidente Lula. O deputado petista Washington Quaquá acabou agredindo o deputado Messias Donato do Republicanos-ES.

Na última 5ª feira, 21 de dezembro de 2023, o Partido dos Trabalhadores (PT) encaminhou um pedido ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. O texto solicita a abertura de um processo ético disciplinar, acusando o deputado federal Messias Donato (da chapa Republicanos-ES) de quebra de decoro parlamentar.

O incidente que motivou tal solicitação ocorreu no dia anterior, durante a promulgação da Reforma Tributária. Donato foi agredido com um tapa pelo deputado Washington Quaquá (PT-RJ) após insultar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A líder do PT, Gleisi Hoffmann, e o responsável pelo partido na Câmara, Zeca Dirceu, justificam a acusação argumentando que Donato tentava impedir a filmagem de um grupo de parlamentares que espalhava ofensas ao presidente Lula. Segundo eles, Donato buscou derrubar o equipamento de gravação e, neste contexto, teria 'agredido' Quaquá.

A denúncia apresentada pelo PT, que agora aguarda aprovação do presidente do Conselho de Ética, Leur Lomanto (indica Uniao-BA), descreve as ações de Donato como 'intoleráveis' e de 'extrema gravidade'. Caso a pauta seja votada e aprovada, os deputados precisam apresentar seus pareceres, podendo haver sanções como punição ou até a cassação do mandato de Donato.

O deputado Quaquá defende suas ações argumentando que estava tentando registrar o momento em que os opositores ao governo insultavam o presidente Lula. Segundo ele, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) o teria ofendido. Em resposta, ele teria revidado e, em seguida, o deputado Donato teria tocado em seu braço numa tentativa de cessar a gravação.

Quaquá declarou: 'Dei 1, dou 2 e dou 3, não tem problema algum. Se me agredir, eu agrido eles. Os bolsonaristas estão acostumados a querer dar uma de machão e bater nos outros. Comigo a porrada canta. Então, dei-lhe um tapa na cara muito bem dado'.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.