O Partido dos Trabalhadores, liderado pelo presidente Lula, lançou recentemente um guia digital para ajudar seus membros a combater as fake news nas redes sociais. A ideia é formar 'centrais municipais' focadas em combater a desinformação, especialmente com as eleições municipais de 2024 se aproximando, e emitir alertas sobre a manipulação de imagens.
Isso acontece ao mesmo tempo que ministros do governo estão pedindo por regulamentação e responsabilização das plataformas de redes sociais por divulgarem informações falsas. Um exemplo trágico desse problema foi o caso de Jéssica Vitória Canedo, que se suicidou após ser vítima de ataques decorrentes de supostas conversas falsas com o humorista Whindersson Nunes, que foram manipuladas e divulgadas em um aplicativo de mensagens.
No guia digital, o PT oferece conselhos para verificação da veracidade das imagens por meio do serviço de imagens do Google, lembrando que sempre é bom ser cético em relação às imagens que circulam na internet.
O PT também aconselha seus membros a verificarem as informações disseminadas nas redes em outros sites confiáveis e oferece um passo a passo para desmistificar as fake news. Isso inclui entrar em contato com o departamento jurídico do partido, enviar o conteúdo falso à 'Central de Fake News' do PT, e até criar vídeos para esclarecer os equívocos.
O combate às informações falsas foi um ponto central da campanha de Lula em 2022, e uma das principais estratégias foi o uso de ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No segundo turno, houve a remoção de conteúdos com informações falsas contra o então presidente Bolsonaro a pedido do TSE.
Deixe um Comentário!