O levantamento feito pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) indica que dos 1647 entrevistados em todo o país, 43% pretendem ir às compras no período natalino. No entanto, 35,9% dos entrevistados afirmam não ter a intenção de comprar presentes e 21,3% ainda estão indecisos. A pesquisa mostra também que daqueles que desejam fazer compras, 33,6% planejam gastar mais que em 2022, enquanto 41,8% querem gastar menos. A maioria dos consumidores (60,5%) pretende gastar entre R$ 150 e R$ 450.
Ao comparar com dados do ano anterior, a ACSP notou uma expressiva diminuição da intenção de compra e um leve aumento do grupo que não pretende comprar. Observa-se também um declínio significativo entre aqueles que pretendem gastar mais. “A piora nos resultados em comparação com a pesquisa do ano passado pode ser devido à desaceleração da economia e o alto grau de endividamento das famílias, combinado com juros ainda elevados, que acabam reduzindo a renda disponível para consumo, que vem se concentrando cada vez mais em itens essenciais”, explica a ACSP.
O estudo também aponta que a maior parte das compras deverá ser feita em grandes redes de varejo (41,1%) e presencialmente (57,1%). Roupas, calçados e acessórios (45,4%) continuam a liderar a lista de intenções de compra, seguidos de itens de uso pessoal como joias, bijuterias e perfumes (75,9% das intenções de compra).
Um outro levantamento feito pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) estima que mais de 132,9 milhões de consumidores devem fazer compras neste período, movimentando R$ 74,6 bilhões na economia. Entre os presenteados, os mais citados foram filhos (60%), a mãe (48%), parceiros (44%) e irmãos (28%).
Dos entrevistados que não planejam presentear, alegam falta de dinheiro (27%), falta de costume (17%) e endividamento (15%). Além disso, 64% dos entrevistados pretendem comprar presentes para si mesmos, totalizando cerca de 104,6 milhões de pessoas.
As formas de pagamento preferidas pelo consumidores nas compras de Natal serão o Pix (47%), o cartão de crédito parcelado (44%), dinheiro (34%) e o cartão de débito (31%). Dos consumidores entrevistados, 48% pretendem parcelar as compras, sendo que 41% afirmam preferir parcelar para garantir dinheiro extra, enquanto 34% optam por esse meio para poder comprar presentes melhores.
Segundo respostas de 755 consumidores das 27 capitais brasileiras, 76% preferem comprar em lojas físicas, sendo as principais as de departamento (38%) e em shopping centers (31%). Já 50% preferem fazer compras pela internet, que representam 81,4 milhões de consumidores.
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