De segunda-feira (27.nov.2023) a sexta-feira (1º.dez.2023), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) levou a cabo um teste público de segurança nas urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais de 2024. Este teste é um procedimento usual, realizado desde 2009.
Na sétima rodada de testes, especialistas em TI inspecionaram os equipamentos responsáveis pela coleta e pela transmissão dos votos do eleitorado.
Os investigadores que se inscreveram para participar dos testes tiveram a oportunidade de inspecionar os firmwares das urnas – programas que controlam as partes eletrônicas do dispositivo –, bem como o sistema que realiza a contagem e a votação. Nas dependências do TSE, o grupo de 40 especialistas, que incluía 6 mulheres, pode executar 34 planos de testes.
Em 2021, nos testes realizados antes das eleições de 2022, foram identificadas vulnerabilidades nas urnas eletrônicas. Entretanto, o TSE afirmou que essas falhas foram corrigidas em maio do mesmo ano, antes das eleições, e não houve violação do sigilo de voto e da totalização da contagem de votos.
Deixe um Comentário!