O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva concedeu um pronunciamento à imprensa na segunda-feira (4.dez.2023) após a Segunda Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível entre Brasil e Alemanha, e a assinatura de uma Declaração Conjunta de Intenções conjunta entre os dois países.
Lula, que vinha diretamente da COP28 em Dubai, esteve na capital alemã desde o domingo anterior, para se encontrar com o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier, e também com o chanceler Olaf Scholz.
Em seu pronunciamento, Lula falou sobre a satisfação de retornar à Alemanha, um país com o qual cultivou laços de amizade e respeito trajetória sindical e política. Ele falou positivamente sobre os resultados da reunião, e a perspectiva do caminho traçado para a cooperação futura entre Alemanha e Brasil.
Foi firmada a Parceria para uma Transformação Ecológica e Socialmente Justa entre os dois países, que combinam a promoção de avanços em diversas áreas como meio ambiente, mudança climática, agricultura, bioeconomia, energia, saúde, ciência, tecnologia e inovação, o presidente destacou o reforço da cooperação na área ambiental com a Alemanha, que inclui o Fundo Amazônia e muitos outros projetos.
Lula também falou sobre a situação atual do desmatamento na Amazônia, afirmando que as medidas tomadas até agora resultaram numa redução de quase 50% no desmatamento. Ele também mencionou os esforços que o Brasil está fazendo para cumprir a meta de erradicação do desmatamento até 2030.
O presidente brasileiro sinalizou a importância de ambos os países agirem juntos ao combater forças que ameaçam a democracia e provocam o extremismo. Neste sentido, foi firmada uma Declaração Conjunta sobre Integridade da Informação e Combate à Desinformação.
Lula destacou a intensa preparação para a visita e os firmamentos realizados em diversas áreas. Foi discutido sobre a cooperação técnica e financeira entre Brasil e Alemanha, e a parceria entre o BNDES e o KfW, banco de fomento alemão.
Na agenda, agora, há a participação de um seminário empresarial focado nas oportunidades abertas pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Isto será seguido pelo 'Dia de Inovação do Brasil', sendo realizado em Berlim para conectar brasileiros e alemães em ideias inovadoras referentes a startups, governo digital e inteligência artificial.
O presidente brasileiro também manifestou a expectativa de finalização do acordo entre Mercosul e a União Europeia, e reiterou o convite ao Chanceler Scholz para participar da COP 30, que ocorrerá em Belém do Pará, em 2025.
Afinal, Lula agradeceu ao Chanceler Scholz e ao governo alemão pela acolhida.
Deixe um Comentário!