BRASIL CIÊNCIA SAÚDE VÍDEOS

VÍDEO: Carrefour VENDE teste de glicemia com agulha usada

O caso aconteceu em Osasco São Paulo e a cliente está em tratamento de prevenção ao HIV.

No vídeo acima, o gerente da loja (Carrefour Osasco) admitiu que o aparelho de medição de glicemia foi testado em um cliente. A trama se torna ainda mais absurda quando a vítima revela que o dispositivo foi exposto a ela na farmácia em 4 de dezembro, com a agulha já inserida no medidor de glicemia. A farmacêutica afirmou que esse era o padrão da marca "ACCU CHEK". A enfermeira, vítima da situação, só descobriu que o teste já havia sido utilizado ao verificar a aba "memória" do dispositivo, observando que um teste foi realizado em 1º de dezembro.

A vítima formalizou, no dia 5 de dezembro, um boletim de ocorrência na Polícia Civil de São Paulo, evidenciando a gravidade do incidente que gerou um impacto significativo em sua vida. A situação levou à interrupção do tratamento de fertilização in vitro, requerendo a imediata implementação de um coquetel de prevenção ao HIV e Hepatite B. O tratamento, que custou cerca de R$ 20 mil, agora está em espera por um período de seis meses, conforme orientação médica.

O Carrefour admitiu o erro, desligando a farmacêutica responsável e oferecendo apoio médico e psicológico à vítima e seu marido. No entanto, a empresa minimizou o incidente, citando uma baixa probabilidade de contaminação, enquanto a enfermeira recusou o atendimento oferecido, optando por buscar assistência por outras vias.

Leia a íntegra da nota do Carrefour.

“Após tomar ciência do ocorrido, agimos de forma imediata para oferecer todos os cuidados necessários à cliente. É absolutamente inaceitável que uma situação como essa ocorra e, como consequência, desligamos a farmacêutica que agiu contra todos os protocolos da função, vendendo o aparelho violado.

Oferecemos apoio médico e psicológico à cliente para o enfrentamento de qualquer risco de contaminação, o qual, segundo a Organização Mundial da Saúde, pode acontecer em 2% dos casos ocorridos nessas circunstâncias.

Até este momento, a cliente dispensou tal apoio, optando por buscar atendimento por outras vias – escolha que compreendemos e respeitamos.

O marido da cliente está passando por acompanhamento psicológico disponibilizado pela empresa.

Seguimos em contato com a cliente e seu marido, nos colocando à disposição para prestar todo tipo de suporte que for necessário para seus cuidados.“

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.