O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou sua presença na posse do recém-eleito presidente da Argentina, Javier Milei. O evento está programado para domingo, 10 de abril, em Buenos Aires, conforme confirmado pela Embaixada da Ucrânia na Argentina na quinta-feira, 7 de abril.
É a primeira vez desde o início do conflito entre a Ucrânia e a Rússia em fevereiro de 2022 que Zelensky visitará o continente sul-americano.
Após Milei ser eleito presidente em novembro, os dois líderes tiveram uma conversa por telefone. Naquela ocasião, Zelensky agradeceu a Milei por sua “firmeza entre o bem e o mal” e seu “apoio explícito à Ucrânia”.
Zelensky deve chegar a Buenos Aires na madrugada do domingo. A Embaixada Ucraniana não forneceu mais informações sobre a agenda do líder no país, mas Zelensky deve discutir a guerra com os outros líderes presentes na posse, particularmente sobre a possibilidade de receber apoio dos países sul-americanos.
O nome de Zelensky se junta à lista de outros líderes internacionais que assistirão à posse de Milei. Estes incluem Luis Lacalle Pou (Uruguai), Santiago Peña (Paraguai), Daniel Noboa (Equador) e Gabriel Boric (Chile). Também é digno de nota a presença do húngaro Viktor Orbán, um das principais figuras da extrema-direita.
Após idas e vindas entre Milei e a diplomacia brasileira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não comparecer à posse. O principal representante do Brasil na cerimônia será o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Deixe um Comentário!