Desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele, a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, também conhecida como Janja, e os ministros do Palácio do Planalto já acumulam 232 entrevistas exclusivas, de acordo com levantamento realizado pelo indeterminado. O período analisado vai de 1º de janeiro de 2023 a 26 de janeiro de 2024.
No topo da lista de entrevistados estão os ministros Pimenta e Padilha, com 72 e 52 entrevistas respectivamente. O presidente Lula, por sua vez, concedeu 26 entrevistas durante o mesmo período, sendo que a preferência foi dada a canais de televisão, com participações no Grupo Globo e CNN.
A análise também revelou que o presidente utilizou suas viagens internacionais como uma oportunidade de conversar com a mídia estrangeira, concedendo 8 entrevistas a veículos de comunicação não brasileiros.
O Grupo Globo e a CNN foram os canais preferidos para entrevistas por Lula e pelos ministros, com 73 e 24 entrevistas à esses veículos de comunicação até agora. Este é um contraste claro com o governo anterior de Jair Bolsonaro, onde a preferência era para a Jovem Pan, SBT e Record.
A primeira-dama não ficou de fora e também concedeu entrevistas à mídia, com um foco especial em jornalistas mulheres. Ela até 'estreou' como apresentadora de um programa em seu Instagram, o 'Papo de Respeito', onde abordou assuntos de importância para o governo e para ela, com convidados famosos e especialistas.
Deixe um Comentário!