CULTURA DESTAQUES SAÚDE

9 táticas para fortalecer seu relacionamento em 2024: Da ciência do elogio ao equilíbrio tecnológico

Psicoterapeutas e especialistas na área compartilham dicas úteis para melhorar a conexão com amigos, familiares e parceiros. Entre as sugestões, estão elogiar mais, limitar o uso do celular e permitir que as pessoas mudem.

Dentre muitos conselhos, há alguns que realmente conseguem resultar em mudanças significativas nos relacionamentos. Neste início de 2024, diversos profissionais da área da psicoterapia e especialistas em relação de casais revelam estratégias úteis para fortalecer as relação com entes queridos. Veja as 9 dicas:

1. Permita que as pessoas evoluam e mudem. Aceite que nem sempre quem conhecemos há muito tempo será a mesma pessoa. A sugestão de Whitney Goodman, terapeuta familiar, é questionar periodicamente sobre as mudanças que as pessoas estão vivendo.

2. Priorize o contato humano. Mesmo em tempos em que a solidão é uma questão de saúde pública, segundo o cirurgião-geral Vivek H. Murthy, atender uma chamada telefônica, mesmo que rápido, tem mais impacto do que trocar mensagens de texto.

3. Cuide para não exagerar no uso do celular. O excesso de uso pode ser prejudicial, principalmente para relacionamentos amorosos. Limitar notificações e definir regras claras com o parceiro são boas estratégias, de acordo com especialistas.

4. Esteja aberto a diferentes tipos de desejo. Terapeutas sexuais argumentam que existem dois tipos de desejo: espontâneo e responsivo, e ambos são importantes. Aceitar essa diferença pode ser crucial para manter a intimidade em relacionamentos de longa duração.

5. Evite fazer generalizações nas discussões. Frases como “você sempre”, ou “você nunca” levam a uma atmosfera de defensiva e não ajudam na solução dos problemas, afirma o terapeuta Kier Gaines.

6. Nunca subestime o poder de um elogio. Mesmo que pareça estranho ou falso, um elogio pode ser muito bem-vindo e positivo, de acordo com Erica Boothby, psicóloga social.

7. Concentre-se naquilo que você pode controlar ao lidar com familiares. A assistente social Nedra Glover Tawwab afirma que, apesar de querermos, não podemos mudar os membros da família, mas podemos fazer nosso relacionamento com eles ser diferente.

8. Não deixe a introversão atrapalhar as relações profundas. Ser um introvertido não te faz ser antissocial, apenas diferente. Essas pessoas também procuram amizade e conexão. A dica é confiar em suas preferências e suas tendências naturais.

9. Faça uma pergunta simples quando alguém estiver chateado. Perguntar se a outra pessoa precisa de ajuda, ser ouvida ou abraçada pode trazer conforto e controle sobre suas emoções.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.