BRASIL LULA SEGURANÇA PÚBLICA

Ações de Lula reduzem feminicídios, mas tentativas sobem no Rio; Governo afirma que mais mulheres confiam na Polícia

Levantamento do estado revela queda de 11% nos feminicídios durante 2023 em comparação a 2022, porém as tentativas de tais crimes subiram cerca de 5%.

O número de feminicídios no Rio de Janeiro apresentou, em 2023, uma diminuição de 10,8% se comparado aos dados do ano anterior, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP). Em 2022, foram registrados 111 casos, enquanto em 2023 foram 99. O Governo do Estado atribui essa redução a políticas de proteção a mulheres como a Patrulha Maria da Penha e o aplicativo Rede Mulher.

Por outro lado, a quantidade de tentativas de feminicídios teve um crescimento de 5%, passando de 293 em 2022 para 308 em 2023. Apesar da falta de uma confirmação para tal aumento, o Governo do Estado sugere que exista uma maior confiança das vítimas na atuação policial e, consequentemente, um aumento nas denúncias de tentativas de feminicídio.

O programa Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida, criado em 2019, já acompanhou mais de 63,5 mil mulheres vítimas de violência doméstica. Em 2023, foram realizados mais de 66 mil atendimentos, um crescimento de 22% em relação a 2022.

Para a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Tenente Coronel Cláudia Moraes, tais números refletem a maior aceitação das mulheres aos mecanismos de proteção física e psicológica disponíveis. Em suas palavras, 'A cada dia mais mulheres estão rompendo o silêncio, denunciando e, sobretudo, dando continuidade às denúncias e ao processo através do acolhimento e monitoramento das medidas protetivas'.

O aplicativo Rede Mulher, que facilita o acesso ao serviço de emergência, também contribuiu para a diminuição dos casos de feminicídio e do aumento das denúncias de tentativas. O aplicativo foi baixado 69 mil vezes e realizou com sucesso 420 acionamentos do botão de pânico em ocorrências relacionadas à integridade feminina.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.