Na sexta-feira (19), fortes chuvas colocaram a cidade de São Paulo em estado de alerta para alagamentos que duraram até as 21h10. A tempestade provocou a queda de 57 árvores na capital e região metropolitana até as 18h50. As condições meteorológicas adversas também impactaram o Aeroporto Internacional de São Paulo, com seis voos sendo alterados para outros aeroportos. No entanto, o aeroporto retornou às operações normais de pousos e decolagens às 20h.
O órgão de Defesa Civil na cidade de São Paulo registrou 35 incidentes de queda de árvores entre as 7h e as 19h. Desse total, 21 árvores caíram na Zona Leste, enquanto a Zona Centro Oeste, Sul e Norte viram 4, 7 e 3 árvores cairem respectivamente. Além disso, assistiram a um desabamento na Zona Leste e quatro deslizamentos, dois na Zona Leste e dois na Zona Sul.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), áreas de chuva formadas pelo calor e a influência da brisa marítima continuaram de forma isolada e intensa. As zonas leste e sudeste foram as mais atingidas pelas chuvas fortes, como evidenciado pelo radar meteorológico.
A Defesa Civil do estado alertou para a possibile grande acumulação de chuva até domingo na Grande São Paulo. Recomenda-se cautela adicional devido ao solo saturado, com risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes, bem como ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte e evitar áreas arborizadas durante vendavais.
A Enel, fornecedora de energia em 24 municípios da região, instaurou um plano de emergência para lidar com a situação, incluindo a triplicação de sua equipe de operação e aumento da capacidade dos canais de atendimento. A tempestade resultou em queda de energia em Cajamar, afetando 20% da população da cidade quando eucaliptos caíram em uma linha de alta tensão, danificando parte de uma torre de energia. A energia foi restabelecida para quase todos os clientes afetados, mas a empresa não informou quantos ainda estão sem luz até a noite desta sexta-feira.
Em Osasco, a tempestade derrubou uma árvore de grande porte no bairro Bandeiras, danificando carros, um poste de energia, um muro de uma escola e uma casa. Os moradores ficaram sem energia e uma moradora da casa atingida pela árvore caiu e teve que ser hospitalizada. Segundo a Defesa Civil, o incidente agravou um problema preexistente no fêmur dela, resultando em sua internação.
Deixe um Comentário!