Para Beatriz, a notícia da nota máxima na redação do Enem 2023 foi uma surpresa. Moradora de Salvador, ela foi uma das 60 pessoas em todo o Brasil a alcançar a pontuação máxima na redação, entre elas, apenas quatro são de escolas públicas.
Beatriz estudou em uma escola particular e dedicou dois anos ao cursinho pré-vestibular Bernoulli, situado no bairro Pituba. Seu objetivo é o curso de medicina na Universidade Federal da Bahia (Ufba), curso que tem nota de corte para ampla concorrência acima de 780 pontos.
Com a nota na redação, Beatriz agora se encontra mais próxima de realizar seu sonho de cursar medicina, paixão que começou aos 14 anos e simboliza para ela o cuidado com o próximo. Mesmo com as adversidades, ela se manteve determinada na busca pelo curso.
A experiência de Beatriz com o Enem começou em 2018, quando ainda estava no 9º ano do ensino fundamental. Foram seis tentativas até conseguir a nota desejada. Em 2021, ela conquistou 940 pontos, que baixaram a 900 no primeiro ano do cursinho. Mas, em 2023, veio a recompensa: nota mil.
Beatriz aconselha aos futuros candidatos do Enem lerem sobre atualidades, pois além de ajudar na redação, o conhecimento pode ser útil nas provas de geografia e história. 'É preciso saber o que está acontecendo no mundo, principalmente nas áreas de meio ambiente e saúde, que costumam cair bastante na redação', afirmou.
Após obter a pontuação desejada na redação, Beatriz espera inscrever-se no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abrirá inscrições na próxima segunda-feira (22). Além da primeira opção em medicina na Ufba, ela irá acompanhar as notas em outras universidades públicas que oferecem o curso para definir uma segunda opção.
Deixe um Comentário!