Relatos da televisão estatal iraniana indicam que uma dupla explosão ocorrida na quarta-feira (3) matou aproximadamente 20 pessoas. O ataque ocorreu durante uma homenagem ao general Qassem Soleimani, que foi assassinado em um ataque de drone em 2020.
A emissora relatou que o atentado ocorreu em uma mesquita na cidade de Kerman, no sul do país, perto do túmulo do General. A TV estatal referiu o incidente como um 'ataque terrorista'.
Soleimani, que era o comandante da poderosa Força Quds e responsável pelas operações externas da Guarda Revolucionária do Irã, foi morto em um ataque com drone realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, Iraque, em 4 de Janeiro de 2020. Naquela época, o então presidente americano, Donald Trump, afirmou que o assassinato foi uma resposta aos ataques contra os interesses americanos no Iraque.
Em dezembro, um tribunal iraniano condenou o governo dos EUA a pagar $50 bilhões pelos prejuízos causados pelo assassinato de Soleimani. Soleimani era uma figura central na segurança local e era considerado um herói de guerra em seu país.
Na época de sua morte, Qasem Soleimani tinha 62 anos e era um dos líderes mais poderosos do Irã. Ele liderou as operações militares iranianas no Oriente Médio como comandante da Força Quds, uma unidade de elite da Guarda Revolucionária do Irã.
O assassinato de Soleimani aumentou as tensões entre os EUA e o Irã, levando o líder do país, aiatolá Ali Khamenei, a prometer 'uma vingança severa' contra os responsáveis.
Deixe um Comentário!