DESTAQUES MUNDO

Avião incendeia-se em Tóquio e 367 passageiros são resgatados mas cinco estão desaparecidos

Incêndio em avião após aparente colisão com outra aeronave no Aeroporto Internacional de Tóquio, de acordo com relatos da mídia local

Aparelho da empresa Japan Airlines acendeu chamas no aeroporto internacional de Tóquio, Haneda. Imagens que deixam sem ar foram compartilhadas pela emissora estatal japonesa NHK. Uma colisão entre o avião da Japan Airlines e outra aeronave é uma possibilidade que a imprensa tem levantado.

De acordo com a NHK, todos os 367 passageiros e 12 tripulantes no voo da Japan Airlines foram evacuados. O voo carregava ainda oito crianças, informou a agência de notícias japonesa Kyodo.

Surpreendentemente, cinco das seis pessoas a bordo da outra aeronave, pertencente à Guarda Costeira Japonesa, estão desaparecidas. Apenas um membro conseguiu sair antes que fosse tarde demais.

No exato horário de 17h47 (5h47 horário de Brasília), um registro visual mostrou a aeronave da Japan Airlines se locomovendo na pista. Em seguida, uma explosão intensa gerou uma labareda gigante atrás da aeronave, que fez uma parada logo adiante.

Meios de comunicação locais reportaram que o avião de passageiros JAL 5016, um Airbus A50-900 oriundo do aeroporto de Shin-Chitose, próximo à cidade de Sapporo, no desenvolvido norte japonês, foi a aeronave que chocou-se com o avião da Guarda Costeira.

No entanto, um oficial da Guarda Costeira do aeroporto de Tóquio, Haneda, descreveu a situação para AFP: 'Não se esclareceu se houve um choque ou se haveria outra explicação. Mas nosso avião estava envolvido nesse incidente lamentável'.

Declarada pela Japan Airlines, a colisão ocorreu logo após a aterrissagem. A agência de notícias Kyodo acrescentou em seu relatório que o Ministério dos Transportes japonês já está averiguando o incidente.

A pista cobriu-se de escombros. Mais de 70 veículos de bombeiros foram direcionados para lidar com a tragédia, segundo a emissora estatal japonesa. O Aeroporto de Tóquio Haneda é um dos aeroportos internacionais mais movimentados da capital japonesa, e um dos mais movimentados do planeta.

O Japão é conhecido por ter um número baixíssimo de incidentes envolvendo aviões de passageiros. Em 1985 ocorreu o acidente mais grave, quando um avião da Japan Airlines caiu entre Tóquio e Osaka, resultando na morte de 520 pessoas. Esse acidente é um dos mais mortais da história dos desastres aéreos.

O povo japonês lidava ainda com o terrível terremoto que atingiu a península de Noto, no centro do país, no dia de ontem. O calamitoso evento deixou pelo menos 48 mortos, segundo relatório inicial das autoridades locais.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.