BRASIL LULA POLÍTICA

Brasil escolherá prefeitos de 5.569 cidades e mais de 58.000 vereadores em 2024!

O Brasil terá que eleger prefeitos para um total de 5.569 cidades e quase 58.000 vereadores no ano de 2024, agora incluindo o novo município de Boa Esperança do Norte, em Mato Grosso, validado pelo Supremo Tribunal Federal em 2023.

As eleições municipais de 2024 estão se aproximando e os brasileiros precisarão escolher prefeitos para um total de 5.569 cidades e aproximadamente 58.114 vereadores, conforme os dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apenas o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha (PE) não terão esta eleição municipal.

A divulgação oficial do número exato de vereadores só será feita no decorrer do 1º semestre, quando os 26 Tribunais Regionais Eleitorais anunciarem dados atualizados. Ainda, uma nova cidade no estado de Mato Grosso, a Boa Esperança do Norte, acaba de ser oficializada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) com 8 votos a 3.

A criação deste novo município, que agora será a 5.569ª cidade brasileira, irá requerer a escolha de vereadores específicos para essa localidade. No entanto, o TSE ainda não forneceu o número exato de vereadores que serão eleitos para Boa Esperança do Norte.

Além disso, o valor destinado para o Fundo Eleitoral para essas eleições municipais é o mais alto já aprovado pelo Congresso Nacional, totalizando cerca de R$ 4,91 bilhões. Este valor é 150% maior em comparação com a última eleição de 2020.

Para as eleições de 2024, espera-se a redistribuição da influência política dos partidos nas prefeituras, principalmente nas grandes cidades e capitais, onde normalmente surgem nomes fortes para a Presidência da República. Como exemplo, temos Fernando Haddad (PT), ex-Ministro da Fazenda, que candidatou-se ao cargo em 2018 após sua gestão na Prefeitura de São Paulo.

Partidos como o PSD, que conta com o maior número de prefeituras no Brasil, 968 no total, e o MDB, com 838 prefeituras, costumam ter um importante papel nessas eleições. Além destes, partidos Progressistas (712), União Brasil (564) e PL (371) também apresentam um número significativo de prefeituras. Contudo, vale ressaltar que após a eleição do presidente Lula em 2022, o PT ganhou um pouco mais de espaço, apesar de ter sofrido uma queda acentuada de 2012 a 2020.

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 acontecerá em 6 de outubro e, se necessário, o segundo turno ocorrerá em 27 de outubro, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores. Cerca de 152,7 milhões de eleitores de toda a nação estarão aptos para votar, estimativa segundo o TSE. O número exato de eleitores deverá ser divulgado em maio, quando o período cadastral será encerrado.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.