A fabricante de veículos elétricos, BYD, originada na China, determinou ampliar a estimativa de postos de trabalho para a primeira fase de sua mais recente fábrica na Bahia. Em vez de criar 5 mil vagas como inicialmente planejado, a empresa pretende agora gerar 10 mil empregos durante esse período. Essa mudança foi revelada por Marcelo Schneider, diretor institucional da BYD, durante o Brazil China Meeting, evento que ocorreu no Mandarin Oriental Hotel, em Shenzhen, na China. A ideia é acelerar o começo da produção de veículos, que está sendo planejado para acontecer entre o final de 2024 e o início de 2025, conforme consta na reportagem do Valor.
A BYD tem planos de investir R$ 3 bilhões na primeira etapa da fábrica. Ela terá capacidade de produzir 150 mil veículos por ano. Mais adiante, essa capacidade será duplicada para 300 mil unidades. O governo brasileiro influenciou, de certo modo, na decisão da empresa em antecipar a abertura das vagas de emprego, pois anunciou o retorno do Imposto de Importação para veículos 100% elétricos, que estava suspenso desde 2016, e o crescimento do tributo para carros híbridos.
A data prevista inicial para o início da produção continua entre finais de 2024 e princípios de 2025, contudo Schneider considera a possibilidade de adiantá-la. No Brazil China Meeting, ele comunicou que a BYD iniciará os estudos para ampliação da fábrica em Camaçari (BA), que era anteriormente propriedade da Ford e agora está sob controle do governo da Bahia, para ser repassada à BYD.
Deixe um Comentário!