BRASIL ECONOMIA INDÚSTRIA

Comércio Varejista tem ligeiro aumento em novembro, aponta IBGE

Segundo dados do IBGE, o setor do comércio varejista apresentou um aumento de 0,1% em novembro comparado a outubro. No acumulado do ano, a alta é de 1,7% e em 12 meses, o aumento é de 1,5%. O comércio varejista ampliado, que engloba veículos, motos, partes e peças e material de construção, teve um aumento de 1,3% em novembro.

Com base no relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 17 de janeiro de 2024, as vendas do comércio varejista tiveram um leve aumento de 0,1% em novembro em relação ao mês de outubro. No acumulado do ano, o setor apresentou um aumento de 1,7% e nos últimos 12 meses, a alta foi de 1,5%.

Comparando com o mesmo período do ano anterior, novembro de 2022, o setor varejista cresceu 2,2%. Esse é o sexto mês consecutivo que o setor apresenta alta nesse tipo de comparação. O setor mantém-se estável pelo segundo mês consecutivo, com os únicos resultados positivos fora da faixa de -0,5% a 0,5% observados em julho (0,8%) e setembro (0,6%).

Das oito atividades analisadas pelo IBGE, seis apresentaram resultados positivos. No entanto, os setores de livros, jornais, revistas e papelaria (-1,5%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,6%) apresentaram queda.

Já o comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, subiu 1,3% em novembro comparado a outubro. O setor acumula alta de 2,6% no ano e de 2,3% em 12 meses.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.