O voo da Japan Airlines, com quase sua totalidade de capacidade usada, teve um final positivo, com todos os passageiros e funcionários em segurança graças à calma do comandante, equipe e passageiros, conforme expressou o ex-capitão da Japan Airlines Hiroyuki Kobayashi ao Asahi Shimbun.
O incidente ocorreu terça-feira, onde um Airbus A350-600 sofreu uma colisão ao pousar no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, com um avião menor da Guarda Costeira. Embora todas as cinco pessoas a bordo do avião da Guarda tenham perdido suas vidas, todos a bordo do voo da Japan Airlines escaparam com segurança.
A tripulação seguiu rigidamente o treinamento ensaiado, garantindo que todos evacuassem o avião em menos de dois minutos, mesmo com apenas três saídas de emergência. Um passageiro relatou para a NHK que as saídas traseiras e do meio estavam inacessíveis, fazendo com que todos saíssem pela parte da frente. Essa operação bem-sucedida também se deve ao comportamento dos passageiros, que deixaram para trás seus pertences em nome da segurança de todos.
Apesar dos deslizadores infláveis moi esra esperado que fossem usados para a evacuação não conseguirem ser implantados devido ao modo de aterrissagem. Além disso, o sistema de áudio não estava funcionando corretamente, causando aos funcionários instruam as pessoas a voz alta e com um megafone.
Foram registrados apenas 14 feridos leves e uma pessoa que necessitou de cuidados médicos avançados.
O Ministério de Terras, Infraestruturas, Transportes e Turismo declarou à NHK de que houve claramente uma falha na comunicação entre os controladores de tráfego aéreo e a aeronave. A aeronave da Guarda Costeira foi liberada para entrar na pista, mas o voo da Japan Airlines, que saiu de Sapporo, também recebeu permissão para aterrar na mesma pista. As investigações devem se concentrar em descobrir se foi uma instrução incorreta ou um entendimento errôneo das orientações.
A Japan Airlines afirmou em um comunicado que, de acordo com entrevistas com a equipe operacional, insistiram que obtiveram permissão do controle de tráfego aéreo para pousar e seguiram com a aterrissagem.
Os dois aviões colidiram, resultando em uma bola de fogo enorme. Uma passageira do JAL relatou à NHK que acreditava que não iria sobreviver.
Por fim, incidentes de erro de comunicação como esse são uma das maiores preocupações na indústria da aviação. A investigação em andamento buscará descobrir os responsáveis e também fornecerá orientações para reforçar a segurança na aviação. Um grupo de seis investigadores já foi enviado pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes para examinar a comunicação entre as aeronaves e as torres de controle. A Airbus anunciou que irá auxiliar nas investigações.
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