Inicia hoje, segunda-feira (22), o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O processo seletivo disponibiliza vagas em instituições de ensino superior públicas do país. A inscrição, sem qualquer custo, pode ser realizada unicamente pela internet, e os candidatos têm até a quinta-feira (25) desta semana para participar.
O Sisu aceita inscrições de estudantes que concluíram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que tenham obtido nota acima de zero na redação e não tenham se inscrito como treineiros.
A plataforma digital, gerenciada pelo Ministério da Educação, atribui a média das notas do Enem aos candidatos, de acordo com a disponibilidade de vagas, a opção de curso escolhida e a modalidade de concorrência, levando também em conta o perfil socioeconômico dos estudantes.
A distribuição das vagas se dá conforme a Lei de Cotas e as políticas de ações afirmativas adotadas pelas universidades. Isso inclui a reserva de vagas para determinados grupos e a concessão de bônus na nota de candidatos que se enquadrem nos perfis estabelecidos pelas instituições.
O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 30 de janeiro de 2024, com as matrículas podendo ser feitas entre os dias 1º e 7 de fevereiro. Já a manifestação de interesse para fazer parte da lista de espera deve ser feita pelos estudantes não selecionados entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro.
Este texto sofreu uma alteração às 9h44, para corrigir o prazo de inscrição no Sisu.
Deixe um Comentário!