A aluna piauiense Millena Martins, de 19 anos, foi uma das 60 jovens de todo o Brasil que alcançou a nota máxima na redação do Enem de 2023. O segredo de seu sucesso? Estudar 10 horas por dia. Na sua região, Piauí, foram registradas 6 notas 1000, sendo o estado com o 2º melhor resultado do país, juntamente com RN e RS.
Os resultados do exame foram anunciados na terça-feira (16) pelo Ministério da Educação. Em entrevista ao g1, Millena revelou que passava, em média, 5 horas assistindo às aulas do cursinho pré-vestibular e, em casa, dedicava outras 5 horas para estudo. Segundo ela, o tema 'amplo' foi um fator decisivo para obter a alta pontuação.
Em sua redação, Millena mencionou autores como o jornalista Gilberto Dimenstein e a poetisa Cecília Meireles. De Meireles, Millena usou como referência a coletânea 'Crônicas de Educação' para embasar sua dissertação. O tema da redação do Enem 2023 foi 'Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil'.
Apesar de ter participado do Enem em anos anteriores, Millena ainda não havia conseguido sua aprovação para o curso de medicina. Agora, com o excelente resultado, a estudante espera finalmente garantir uma vaga em uma universidade pública.
O Piauí obteve um total de seis notas máximas na redação do Enem 2023, de acordo com o anúncio feito pelo Ministério da Educação. O estado, juntamente com o Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul, obteve o segundo melhor resultado, com seis notas 1000. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro saíram na frente, com sete redações com a maior pontuação possível.
Em todo o Brasil, foram contabilizadas 60 notas máximas. Esse total representa um aumento significativo em relação a 2022, quando apenas 18 redações alcançaram a pontuação máxima.
Deixe um Comentário!