Candidatos que são ou foram bolsistas do Prouni (Programa Universidade para Todos) e aqueles que estão frequentando ou já frequentaram a faculdade através do financiamento do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) estão isentos da taxa de inscrição do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), também conhecido como 'Enem dos concursos'.
Esses candidatos devem fazer a solicitação de isenção e comprovação dos requisitos necessários na página oficial do Concurso Público Nacional Unificado. O período se estende do dia 19 ao dia 26 de janeiro, diferente dos candidatos que optam pelo pagamento da inscrição, que vai de 19 de janeiro a 9 de fevereiro.
Para serem beneficiados, os candidatos devem atender aos critérios estabelecidos nos 8 editais dos concursos e providenciar a documentação necessária durante este período. A isenção da taxa está na lei 13.656 de 2018 e também se aplica aos beneficiários do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e aos doadores de medula óssea.
O Concurso Público Nacional Unificado foi idealizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e tem a peculiaridade de aplicar provas simultaneamente em todos os estados e no Distrito Federal.
Aqueles que não se enquadram nos critérios para a isenção podem se inscrever de 19 de janeiro a 9 de fevereiro. A taxa é de R$ 60 para o nível médio e de R$ 90 para o nível superior.
O resultado preliminar dos pedidos de isenção será divulgado em 29 de janeiro e pode ser consultado na 'Área do Candidato' na página oficial do processo seletivo. Candidatos com pedidos indeferidos poderão contestar até o dia 30 de janeiro e, após essa data, novos recursos não serão aceitos.
As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado podem ser feitas na plataforma Gov.br, por meio do preenchimento de dados pessoais. Verificado isso, os candidatos deverão criar uma GRU de cobrança (Guia de Recolhimento da União), que pode ser paga em qualquer agência bancária, lotéricas, Correios e até mesmo via PIX, até a data de vencimento. O não pagamento resultará no cancelamento da inscrição. Informações por: Agência Gov.
Deixe um Comentário!