A Polícia Federal emitiu uma intimação para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para prestar depoimento acerca de uma possível 'importunação intencional' a uma baleia, durante uma saída de jet ski em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, em 16 e 17 de junho de 2023.
Além do ex-presidente, Fabio Wajngarten, ex-conselheiro e advogado do ex-chefe do Executivo, também deve depor, já que estava no passeio. Seu depoimento está marcado para 7 de fevereiro de 2024.
No X (precendentemente conhecido como Twitter), Wajngarten afirmou que ver animais marinhos no litoral norte de SP nunca gerou notícia ou convocação oficial. Ele criticou a situação, afirmando que a visita do ex-presidente Bolsonaro ao litoral desencadeou uma 'perseguição política, jurídica e midiática'.
Vídeos que foram compartilhados nas redes sociais em junho de 2023 mostram uma pessoa em um jet ski perto de uma baleia no litoral de São Paulo. O Ibama solicitou ao Ministério Público Federal, em 17 de novembro de 2023, que acompanhasse a investigação policial da PF. Segundo o órgão, há suspeitas de que o ex-presidente seja o condutor do veículo aquático.
A procuradora do caso, Marília Soares, comentou que o jet ski, com motor ligado, aproximou-se a cerca de 15 metros do animal marinho.
Já em 18 de novembro, um dia após o MPF anunciar que iria acompanhar as investigações acerca da 'importunação' à baleia, Bolsonaro minimizou a investigação. Desdenhou, afirmando que todos os dias sofre algum tipo de acusação e fez referência irônica ao governador Flávio Dino.
Deixe um Comentário!