Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um aumento notável de 0,4% no volume dos serviços prestados em todo o país, em novembro de 2023. Essa evolução interrompeu uma sequência de três meses negativos, na qual se acumulou um decréscimo de 2,2% no setor.
Os números mostram que, de todas as cinco atividades pesquisadas pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), três apresentaram progresso: serviços prestados às famílias (2,2%), profissionais, administrativos e complementares (1%), assim como outros serviços (3,6%). Por outro lado, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve uma pequena queda de 0,3% no setor de serviços.
Os outros serviços tiveram a maior contribuição para o resultado geral, registrando um crescimento de 3,6% pela terceira vez consecutiva, acumulando um total de 4,9% no período. O setor de profissionais, administrativos e complementares, mesmo apresentando uma alta de 1,1% em outubro, sofreu uma queda de 1% em setembro, porém, conseguiu uma recuperação de 1% em novembro.
Do lado positivo, os serviços prestados às famílias melhoraram notavelmente, apresentando um aumento de 2,2% em novembro, em comparação com a diminuição de 1,8% em outubro. Por outro lado, os serviços de transporte tiveram um revés, com o volume de transportes apresentando uma queda de 1%. Em particular, a taxa de transporte de passageiros caiu 2,9% consecutivamente por três meses, embora a taxa de carga tenha aumentado 0,6% em novembro, após um período de três meses em declínio constante.
Deixe um Comentário!